Quem Somos

Seus mentores nessa jornada

Fábio Marçal Lima

DEFENSOR PÚBLICO ESTADUAL

Olá! Sou Fábio Marçal Lima, Defensor Público Estadual desde 2014.
Pensei em contar minha história para você por outros modos, outras palavras, outros começos. Mas falar da minha vida como Defensor Público explica melhor o nosso encontro aqui no Infoju.


Assim que tomei posse na Defensoria Pública do Estado do Maranhão, fui lotado provisoriamente em uma das Varas do Tribunal do Júri de São Luís. Parecia irrealizável para quem se julgava incapaz de falar em público. Eu era muito tímido. Mas a necessidade se encarrega do que pensamos nos escapar. Por instinto, fugi de mim para ser o que era necessário naquele momento crucial. E foi fora de mim que encontrei uma vocação.


Com atuação no Núcleo do Tribunal do Júri em São Luís/MA desde 2017, acumulo centenas de júris tratando de todo tipo de caso que você imaginar. Hoje, posso dizer que sou um tribuno do júri experimentado.


Não é por acaso que me tornei professor de prática forense. De um cara tímido, que jamais imaginou que poderia falar em público, me tornei um profissional capaz de entender os mistérios do tribunal do júri e empregar técnicas persuasivas com eficiência em situações de intenso estresse. E eu tenho certeza que você pode seguir o mesmo caminho. Basta querer!


E como cheguei até aqui? Bem, eu ingressei no Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão em 2003 (2003.1), aprovado em 1º lugar. Ainda durante a graduação, fui aprovado no Concurso Público para Técnico Judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na 1ª colocação. Nomeado, tomei posse em 03/06/2009 e, desde o princípio, ocupei funções de assessoria, a maior parte do tempo em vara criminal.


Durante essa época, cursei e obtive diploma de Especialização Lato Sensu em Direito Público pela Universidade Anhanguera.


Atualmente, sou mestrando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. E sabe como fui aprovado com a melhor nota geral na seleção? Com a Mentoria Preparatória para Mestrado do Infoju!


Mais uma coisa. Você também pode me achar no Instagram, espaço onde também compartilho conhecimentos sobre Tribunal do Júri, Direito Penal, Direito Processual Penal.