Quem Somos

Seus mentores nessa jornada

Égiton Marques da Rocha

DELAGADO DE POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL

Me chamo Égiton Marques da Rocha, sou formando em Bacharel em Segurança Pública pela UEMA, após ter sido aprovado no CFO da PMMA no ano de 2004, tendo permanecido na Corporação por 14 anos e 9 meses, chegando ao posto de Capitão do Quadro de Oficiais Combatentes.

Ainda na PM, conclui o curso de Direito e, como entusiasta na área, passei a aliar os conhecimentos adquiridos à minha atividade policial militar, passando a presidir diversos de inquéritos policiais militares e processos administrativos disciplinares. Além disso, atuei intensamente como professor em diversas disciplinas jurídicas nos Cursos de Formação de Oficiais e de Praças.

Pode até parecer presunçoso, mas, naquela época, eu dizia que queria chegar ao “topo da cadeia alimentar” dos concursos jurídicos. Por favor, não me julguem, esse era meu lema motivacional. Era meu sonho e eu tinha que ter foco, objetivo, disciplina, abdicação, dentre outros atributos.

Desde então comecei a intensificar meus estudos. Prestei um, dois, três… concursos, até perder a conta em quantos peguei bomba.

Parecia um sonho inalcançável, principalmente diante de tantas pedreiras que enfrentava nas provas.
Mas, como todo brasileiro, não desisti. Peguei minhas frustrações e as transformei em combustível. Uma hora eu seria aprovado!!!

Essas “bombas” me serviram de degraus. Pois, a cada concurso prestado, eu aumentava meus conhecimentos, fazia uma análise estatística das matérias em que deveria melhorar, adquiria mais experiência e malícia.
Fazendo isso, eu tinha certeza que conseguiria um resultado positivo.

No concurso para delegado do Maranhão em 2012 não passei na prova objetiva por um ponto, assim como em vários outros nos quais também não fui aprovado.

Mas um dia minha hora chegaria, e chegou!!!
Eu consegui aprovação nos concursos para Analista do TJMA, Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, para Delegado de Polícia Civil do Maranhão e Defensor Público do Maranhão.
Atualmente, sou Delegado da PCDF, lotado da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher II na Região Administrativa de Ceilândia e digo com toda certeza: “É UMA PROFISSÃO EMPOLGANTE E DESAFIADORA!!!”
Aqui no Infoju, quero te ajudar a também realizar seu sonho!!!