Quem Somos

Seus mentores nessa jornada

Alyne Mendes Caldas

ADVOGADA E PROFª UNIVERSITÁRIA

Em poucas linhas tentarei traçar um pouco da minha trajetória profissional. 

A graduação em Direito sempre foi uma certeza em minha vida que se iniciou e em 2003, com aprovação no vestibular em 4º lugar para o Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e se consolidou em 2008 com a minha formatura.

Ainda na graduação fui aprovada no exame da OAB. Tão logo me formei, já estava inserida na advocacia. A docência, por outro lado, entrou em minha vida, em 2011, quando finalizei a especialização em Direito Constitucional e iniciei minha trajetória em sala de aula, como professora.

Em 2012, o Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça na UFMA foi implantado, tendo sua primeira seleção por meio da qual ingressei na primeira turma de Mestrado em Direito da UFMA. Contudo, minha trajetória na pesquisa jurídica teve sua gênese ainda na graduação, como pesquisadora de iniciação científica do PIBIC/CNPq por dois anos consecutivos, enquanto integrante do Núcleo de Estudos de Direito Constitucionais (NEDC/UFMA).

Em 2015, defendi minha dissertação e conquistei meu título de Mestre. Logo em seguida, em 2016, fui aprovada no Curso de Doutoramento em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa /Portugal. Em 2018, fui aprovada no Concurso Público para Magistério Superior do Curso de Direito da UFMA.

Hoje, sou advogada e docente do Centro Universitário da UNDB e do INFOJU, no qual coordeno um projeto inovador que visa a preparação para ingresso em programas de Mestrado na seara do Direito. A docência, para mim, é muito mais que uma profissão, é minha verdadeira vocação e uma grande responsabilidade.